Comida Di Buteco

Vinte bares de Rio Preto disputam título de melhor boteco da cidade

Vinte bares de São José do Rio Preto se prepararam para uma disputa de dar água na boca. De 15 de abril a 8 de maio eles participam do Comida di Buteco, maior concurso de cozinha raiz do país, realizado pelo sétimo ano na cidade. Os nomes dos participantes serão divulgados a partir do dia 6 de abril.Um grupo de jurados escolhidos pelo concurso também avalia as receitas. A média das notas garante o resultado da premiação. São avaliados, de 0 a 10, itens como higiene, atendimento, temperatura da bebida e o petisco (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%.

O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas cidades participantes, concurso realizado há 17 anos no Brasil. Semanalmente são recolhidas e lacradas as urnas com as fichas de votação instaladas nos bares participantes. Ao final, o boteco com a melhor colocação entre os participantes recebe o troféu. Não há premiações em dinheiro.

O perfil dos botecos escolhidos

Os botecos selecionados para participar são classificados pela realização do concurso como “espontâneos”, ou seja, aquele empreendimento em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário.

A transformação de vidas

Pelo seu formato que envolve o público e gera uma visitação intensa nos estabelecimentos concorrentes, o Comida di Buteco vem se consolidando ano a ano como uma das mais importantes plataformas de transformação social no segmento, contribuindo para a manutenção desses pequenos comércios num mercado tão concorrido e vulnerável, inúmeras vezes, mudando a vida de seus proprietários.

Números de 2015:

  • Votos: 430 mil;
  • Cadeia de valor: 110 milhões;
  • Empregos gerados: 4.600 mil;
  • Mídia espontânea: 50 milhões;
  • Pessoas impactadas diretamente nos botecos: + de 4 milhões.

Jorge Cardoso
Comunic Comunicação Corporativa