DIETA DETOX (1 semana)
Esta dieta foi encaminhada pelo meu diretor e é de uma nutricionista de Sorocaba, leiam minhas observações:
SEGUNDA-FEIRA
Café da manhã
– Suco verde: bater no liquidificador 250ml de água, 1 folha de couve-manteiga, 1 maçã
– 1 fatia de pão light sem glúten com geléia natural sem açúcar
Lanche da manhã
– 1 castanha-do-pará + 1 damasco seco recheado com 1 noz
Almoço
– Salada de folhas verdes, tomate e palmito (temperar com 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extravirgem)
– Peito de frango (100g) assado com ervas
– 3 colheres de sopa de arroz integral + 3 colheres de sopa de feijão
– Abobrinha, cenoura e berinjela grelhadas
Lanche da tarde
– 1 xícara de chá de salada de frutas (melão, morango, kiwi) com 1 colher de sobremesa de linhaça dourada triturada
Jantar
Sopa de abóbora, quinua em farelo e gengibre ralado
Preparo: cozinhar 1 abóbora paulista, ½ cenoura com 400ml de caldo de frango até amolecer. Bater todo o conteúdo no liquidificador e se necessário passar por uma peneira. Colocar a sopa de volta à panela e esperar ferver. Para finalizar, desligar o fogo e acrescentar ½ colher de café de gengibre ralado.
TERÇA-FEIRA
Café da manhã
– Suco antioxidante
Preparo: bater no liquidificador 200ml de água + 1 pedaço de talo de aipo + 4 colheres de sopa de morango, framboesa ou amora.
– 1 fatia de pão light sem glúten com azeite de oliva extravirgem
Lanche da manhã
– 1 castanha-do-pará + 1 tâmara seca recheada com 2 amêndoas
Almoço
Salada de alface, rúcula, broto de alfafa, beterraba e cenoura ralada
– 1 posta de salmão (120g) assado
– 3 colheres de sopa de arroz integral
– 1 pires de chá de aspargos cozido no vapor
Obs.: fiz algumas substituições, pois almoçar fora de casa é sempre um desafio… encontrar exatamente o q tem na dieta é difícil, mas não foi ruim… algumas sugestões de pratos com salmão…
Lanche da tarde
Creme de mirtillo (bater no liquidificador 100g de mirtillo, 1 banana e 1 colher de chá de mel; colocar em uma vasilha e polvilhar 1 colher de sopa de amaranto em flocos)
Jantar
Salada de folhas com frango ao óleo de linhaça
Preparo: corte 100 g de peito de frango em cubinhos e tempere com sal e pimenta a gosto. Passe os cubinhos no ovo batido e, em seguida, passe-os em uma mistura de farinha de linhaça, gergelim e amêndoas triturar. Coloque os cubinhos em uma assadeira untada com óleo de linhaça e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180ºC. Enquanto isso, em uma saladeira, faça uma camada de folhas de alface americana, alface roxa e agrião e sobre elas, arrume os tomatinhos cereja cortados ao meio. Para finalizar arrume os cubinhos de frango sobre as folhas e tempere com limão, óleo de linhaça, salsinha e sal a gosto.
QUARTA-FEIRA 
Café da manhã
– Suco verde (bater no liquidificador 200ml de água, 1 folha de couve, 1 rodela média de abacaxi)
– 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com geléia natural sem açúcar
Lanche da manhã
– 1 xícara de café de semente de abóbora e/ou girassol
Almoço
– Salada de folhas verdes com pepino e palmito
– 4 colheres de sopa de quinua com grão-de-bico
Preparo: Em uma panela, misturar 100g de quinua em grãos com 3 colheres de sopa de suco de limão, 1 xícara de chá de água, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sobremesa de curry e sal a gosto. Leve ao fogo até ferver. Cozinhar a quinua e escorrer a água. Acrescentar 1 cenoura ralada, 100g de grão-de-bico cozido, cebolinha e 2 colheres de sopa de amêndoas laminadas. Em uma tigela a parte misturar 3 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta a gosto. Misturar e regar a salada com esse molho.
Lanche da tarde
– 1 xícara de chá de salada de frutas (maçã, morango, manga) com 1 colher de sopa de linhaça dourada triturada
Jantar
– Salada de agrião, repolho branco picado e gomos de laranja
– Omelete (1 gema e 3 claras) com brócolis
QUINTA-FEIRA
Café da manhã
– Suco (bater no liquidificador 1 fatia de melão + 100g de amora fresca ou congelada + cubos de gelo)
Obs.: Aqui substitui amora por morango e ficou muito bom.
– 1 fatia de pão integral sem glutén com um “fio” de azeite de oliva extravirgem
Lanche de manhã
– 1 damasco seco recheado com 1 noz + 1 castanha-do-pará
Almoço
– Salada de alface crespa, rúcula, broto de alfafa e tomate cereja
– Macarrão de quinua com shimeji e gengibre
Preparo: refogar a cebola no azeite e colocar gengibre ralado e o shimeji, desligar o fogo quando o cogumelo começar a soltar água e juntar com o macarrão já cozido.
Lanche da tarde
– 1 tapioca coberta com uma banana amassada, canela e 1 colher de sobremesa de amaranto em flocos
Jantar
Sopa de legumes com 100g de frango desfiado
Preparo: cortar em cubos e colocar em uma panela de pressão 1 cenoura, 1 abobrinha, 2 chuchus, 2 tomates maduros sem sementes. Juntar 1 litro de caldo de legumes e cozinhar na pressão por 15 minutos, até os legumes amolecerem. Bater todo o conteúdo no liquidificador e se necessário passar por uma peneira. Colocar a sopa na panela e esperar ferver. Para finalizar acertar o sal, colocar o frango já cozido e desfiado e salpicar folhinhas de manjericão.
SEXTA-FEIRA
Café da manhã
– Suco verde (bater no liquidificador 200ml de água, 1 folha de couve, 1 laranja e 2 ameixas pretas secas)
– 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com geleia natural sem açúcar
Lanche da manhã
– 1 tâmara recheada com 2 amêndoas + 2 castanhas de caju
Almoço
– Salada de folhas variadas (alface-americana, rúcula, alface-roxa, alface crespa) com fundo de alcachofra
– Filét de peixe sobre espinafre refogado com 2 colheres de sopa de purê de batata-doce
Lanche da tarde
– 1 rodela grossa de abacaxi grelhado com 1 colher de chá de mel e 1 colher de sopa de castanha-do-pará
Jantar
– Salada de folhas variadas com omelete (1 gema + 3 claras) recheado de cogumelos Paris
 Obs: Substitui no omelete, cogumelos por espinafre refogado e a salada por 1 tomate e repolho refogado
SÁBADO
Café da manhã
– Suco rico em vitamina C
Preparo: bater no liquidificador ½ mamão papaia sem sementes com suco e as sementes de 1 maracujá, 1 laranja e 1 limão
– 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com azeite de oliva extravirgem
Lanche da manhã
– 1 xícara de café de semente de abóbora e/ou girassol
Almoço
– Salada de folhas com rabanete e cenoura em rodelas
– 100g de peito de frango grelhado
– Arroz integral com lentilhas (4 colheres de sopa)
– Brócolis cozido ao vapor
Lanche da tarde
– 1 xícara de chá de salada de frutas ( pera, framboesa, kiwi) com 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
Jantar
– Sopa verde com amaranto em flocos
Preparo: Em uma panela, refogar o alho e a cebola. Adicionar 1 litro de água filtrada, ½ couve-flor, 1 xícara de brócolis, 2 folhas de couve e 1 xícara de chá de folha de mostrada e deixar cozinhar. Bater todo o conteúdo no liquidificador e se necessário passar por uma peneira. Adicionar ½ xícara de chá de quinua em flocos e bater mais um pouco. Colocar a sopa na panela e esperar ferver. Para finalizar, acertar o sal, acrescentar salsinha e cebolinha picada.
DOMINGO
Café da manhã
– Suco vermelho (bater no liquidificador 200g de melancia, 200g de morango e gelo a gosto, servir com folhas de hortelã)
– 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com azeite de oliva extravirgem
Lanche da manhã
– 1 ameixa preta + 1 damasco seco recheado com 1 noz
Almoço
– Salada de folhas com erva-doce, tomate e pepino
– 4 colheres de sopa de arroz vermelho com frango ao curry
Preparo: cozinhar o arroz vermelho com caldo de frango por 25 minutos em panela de pressão. A parte, dourar o alho e a cebola e juntar ao arroz. Cortar o peito de frango (100g) em cubinhos e temperar com suco de 1 limão, pimenta a gosto e uma pitada de curry. Dourar o frango e para finalizar, colocar o arroz no centro do prato e o frango ao redor.
Lanche da tarde
– 1 tapioca coberta de purê de maçã com 1 colher de sobremesa de amaranto em flocos
Jantar
– Salada de folhas variadas com cenoura e beterraba ralada
– 1 filét de atum com crosta de gergelim
Obs.: no caso dos lanches da tardes, sempre substituo por banana ou chá com bolachas.
Nesta dieta acho q está faltando uma ceia antes de dormir, principalmente para quem tem uma rotina longa durante o dia.
Eu fiz a primeira semana bem a risca, continuei por mais duas semanas, aí fiz as substituições e troquei algumas refeições de dias.
Agora observo q diminui bastante a quantidade de comida que coloco no prato e o mais importante não sinto fome.
Os lanches da manhãs são coringas no meio do trânsito e para não chegar ao almoço faminta.
Estou provando dos resultados e continuo fazendo algumas receitas da dieta.
Contando que aqui em casa consegui convencer a turma de comer arroz integral, sucos naturais, mais verduras e legumes no prato e muita, mais muita ÁGUA.
Minha intolerância a lactose está controlada e não sinto falta de leite, só os queijos q não tem jeito…
E carne vermelha diminui bastante, mas jamais deixarei de ingerir, por gosto mesmo.
Vale pena!